Junta-te a nós no 3º CASSINI Hackathon para veres como as tuas ideias podem ajudar a promover o turismo em Portugal

COIMBRA, Portugal, 2022-Apr-18 — /Travel PR News/ — O 3º CASSINI Hackathon, que irá decorrer entre os dias 12 e 14 de maio em 10 cidades da Europa, entre as quais Coimbra, é um evento à escala europeia que vai abordar importantes desafios globais no setor das viagens e do turismo, com o apoio do Programa Espacial da UE.

Ao inscreverem-se no Hackathon, os participantes terão a oportunidade única de utilizar dados e sinais #EUSpace para ajudar a redefinir experiências turísticas mais gratificantes, com uma abordagem que coloca a sustentabilidade em primeiro lugar.

Ao utilizar dados e sinais do Copernicus, do Galileo e do EGNOS, os participantes vão desenhar soluções inovadoras para assegurar o futuro do turismo na Europa!

As equipas serão confrontadas com 3 desafios únicos, cada um deles centrado em áreas específicas de interesse para o turismo sustentável:

  1. Procurar destinos sustentáveis: Assume o teu papel como um dos inventores do futuro e desenvolve novas ideias e produtos que reduzam a pegada de carbono do turismo em toda a Europa.
  2. Conhecer cidades e culturas: Usa a tua imaginação para desenvolver ideias inovadoras que ajudem os viajantes a encontrar formas únicas e sustentáveis de desfrutar de destinos, apoiando as empresas locais ao mesmo tempo.
  3. Explorar a natureza de modo responsável: Dá espaço às tuas ideias para ajudar a encontrar uma gama de produtos e serviços que ofereçam aos turistas uma forma única, responsável e sustentável de explorar a natureza.

A tua missão é:

  • ajudar a criar um novo futuro para o turismo europeu que seja sustentável e resiliente.

Ao escolher um destes três desafios únicos, cada participante no Hackathon poderá desenvolver novas competências, pôr à prova os seus talentos e adquirir conhecimentos com os líderes do setor – tudo isto enquanto compete por prémios surpreendentes que podem ajudar a lançar a carreira para o nível seguinte.

O 3º CASSINI Hackathon apresenta oportunidades inigualáveis para quem participar e as soluções únicas que vão ser criadas podem ser facilmente adaptadas a outras regiões, para ajudar a mitigar os desafios globais enfrentados no turismo em todo o planeta.

Rodrigo da Costa, Diretor Executivo da EUSPA (Agência da União Europeia para o Programa Espacial) está ansioso por ver o que os participantes vão criar:

“Estou muito interessado em conhecer todas as ideias que os empresários da Europa vão apresentar durante o 3º CASSINI Hackathon: (Re)Visitar a Europa. O Programa Espacial da UE e os seus componentes Copernicus, Galileo e EGNOS acrescentam muito valor a soluções que fomentam um setor do turismo mais sustentável. Os CASSINI Hackathons & Mentoring são uma oportunidade única para todos os envolvidos aprenderem mais sobre os serviços EUSpace. De certeza que vamos ver algumas ideias novas que vão mudar o jogo e ajudar a elevar a nossa indústria do turismo para o próximo nível.”

Junta-te a nós no 3º CASSINI Hackathon para veres como as tuas ideias podem ajudar a promover o turismo em Portugal. A equipa vencedora recebe acesso a um programa exclusivo de mentoria de 3 meses para ajudar a desenvolver a sua ideia de negócio, bem como 3 meses de incubação virtual na IPN Incubadora e um prémio monetário de 1.000€.

O organizador local deste 3º Cassini Hackathon é o IPN – Instituto Pedro Nunes, uma instituição privada sem fins lucrativos que visa promover a inovação e a transferência de tecnologia, estabelecendo a ligação entre o meio científico e tecnológico e o tecido produtivo. Desde 2014, o IPN lidera o ESA Space Solutions Portugal, que reúne os três programas de transferência de tecnologia promovidos pela ESA – European Space Agency: o Centro de Incubação de Empresas da ESA, a Rede de Parceiros de Inovação para Transferência de Tecnologia e a Plataforma de Embaixadores de Aplicações. O ESA Space Solutions Portugal é, por isso, um “balcão único” para a economia do espaço. Desde aplicações “downstream” até ao chamado “new space”, ajudamos a que o talento e conhecimento na área do espaço possa ser usado em novas aplicações e áreas de negócio, trazendo o “espaço para a Terra”. Conta com o apoio da ESA – Agência Espacial Europeia, Portugal Space – Agência Espacial Portuguesa e a ANACOM, entre um conjunto vasto de stakeholders, tais como incubadoras, universidades e autoridades regionais.

SOURCE: EuropaWire